Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) no Baile Concerto 2019: 13ª edição do projeto Domingo no TCA – 24/02/2019

Hugo Gonçalves

Jornalista (SRTE/BA 4507)

Atualizada em 9 de setembro de 2020, às 18h31

 

Na edição do ano passado da prévia carnavalesca, orquestra teve a honra de convidar o Bailinho de Quinta (acima) e Armandinho
Tailane Muniz/Correio* – 24/02/2019

 

Como já virou tradição nos domingos que precedem o Carnaval aqui em Salvador, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) organiza o Baile Concerto, cujo repertório nos leva a uma animada incursão pela história da folia de Momo através de vários números musicais memoráveis. O espetáculo, dominado por sonoridades plurais e típicas da festa numa combinação do erudito com o popular, magnetiza milhares de “foliões” na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA) uma vez ao ano.

Esta quarta postagem multimídia relembra exatamente como foi esse momento mágico, usando como recorte sua edição apresentada em 24 de fevereiro de 2019 dentro do projeto Domingo no TCA, a qual este jornalista presenciou. Na oportunidade, a Osba teve a honra de convidar o consagrado trio Bailinho de Quinta – integrado pelos cantores Graco Vieira e Juliana Leite e pelo baterista e percussionista Thiago Trad –, parceiro constante no show desde a sua primeira edição, e o músico Armandinho Macedo.

No glorioso baile pré-Carnaval, cuja concepção – da seleção de repertório até a cenografia – reproduziu com alta fidelidade a iluminada e policromática atmosfera momesca, foram reinterpretados clássicos da música brasileira que embalaram antigos carnavais, sob a forma de marchinhas, frevos, afoxés e sambas-reggaes. Tudo em arranjos orquestrais sob a regência do maestro Carlos Prazeres, titular da Osba, cujos músicos adentraram o palco fantasiados a caráter.

Para o material audiovisual que pode ser visualizado logo abaixo deste artigo, foram selecionadas e registradas cinco canções. O vídeo, que possui duração de oito minutos, abre com a Orquestra e o Bailinho reinterpretando a divertida Balança o saco, composta por Zé Carlos e Pitangui, que o trio baiano regravou no CD Bora bora bora (2014). Gravado originalmente pelo grupo pernambucano Som da Terra, o frevo foi a canção mais executada do Carnaval de 1986.

Logo depois, os músicos apresentaram outra releitura, A luz de Tieta, de Caetano Veloso – que prestigiou o espetáculo com direito a aplausos. O samba-reggae, sucesso na voz do próprio Caetano junto com Gal Costa, encantou a folia soteropolitana de 1997, tendo obviamente o romance Tieta do agreste, de Jorge Amado (1912-2001), como tema.

A música de matriz afro-brasileira também garantiu espaço na edição 2019 do Baile Concerto. Portanto, os vocalistas do Bailinho de Quinta – com as cordas e os metais da Osba postos em silêncio, porém sincronizados apenas com toques percussivos e palmas da plateia – tiveram a audácia de reinterpretar um número de autoria do afoxé Filhos de Gandhi, a célebre Patuscada de Gandhi, imortalizada na voz de Gilberto Gil, que a regravou em seu emblemático LP Refavela (1977).

Para encerrar essa autêntica harmonização de ritmicidades eruditas e populares, Armandinho, ovacionado pela plateia e ressoando seus acordes elétricos singulares, construiu uma ponte apoteótica entre as folias do Recife, de Olinda e de Salvador. O músico emendou o tradicional frevo Vassourinhas, composto em 1909 por Matias da Rocha e Joana Batista Ramos, com o trecho inicial da antológica Chame gente, com direito a intervenções do público aglomerado no TCA, que acabou entoando a letra.

Essa última – parceria do filho de Osmar Macedo (1923-1997), um dos pais do trio elétrico, com Moraes Moreira (1947-2020) –, datada de 1985, é considerada um dos hinos do Carnaval baiano. “Com a alegria de sempre, Armandinho e sua guitarra baiana deram seguimento à folia. O instrumentista fez o público cantar como se estivesse aos pés de Castro Alves, ponto tradicional do Circuito Osmar”, relatou na ocasião a repórter Tailane Muniz, do jornal Correio*.

Falando em Moraes, nos instantes finais de reprodução do conteúdo audiovisual, este jornalista faz questão de homenagear o ícone de tantos carnavais, falecido em 13 de abril último. Com a missão de reverenciar a memória daquele que foi o primeiro cantor a desfilar em cima de um trio, foi escolhido um de seus grandes sucessos, Chão da praça – composto com o letrista cearense Fausto Nilo e gravado em 1979 – para terminar o quarto vídeo aqui hospedado, na releitura simultânea da Osba, do Bailinho e de Armandinho.

 

Repertório do baile, cuja concepção reproduz atmosfera momesca, incluiu clássicos de outros carnavais sob regência de Carlos Prazeres
Hugo Gonçalves – 24/02/2019

 

Confira, a seguir, a amostra em vídeo do Baile Concerto de 2019, capitaneado pela Osba dentro do programa da 13ª edição do projeto Domingo no TCA, em 24 de fevereiro daquele ano. Enfim, este jornalista deseja a todos os leitores-espectadores deste blog multimídia uma excelente e animada apreciação audiovisual de fragmentos selecionados de um multicolorido espetáculo.

P. S.: Como este jornalista captou as imagens do evento enquanto estava acomodado em uma das fileiras superiores da Sala Principal do teatro, não foi possível focalizar os músicos que estavam se apresentando no palco. O importante, entretanto, são os aspectos sonoros dele emanados: curtam algumas das canções que eternizaram folias de antigamente.




Créditos do vídeo

Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) no Baile Concerto 2019: 13ª edição do projeto Domingo no TCA

gravado na Sala Principal do Teatro Castro Alves

Salvador, Bahia, 24 de fevereiro de 2019

 

músicas selecionadas do espetáculo:

Balança o saco (Zé Carlos e Pitangui)

A luz de Tieta (Caetano Veloso)

Patuscada de Gandhi (Afoxé Filhos de Gandhi)

Vassourinhas (instrumental) (Matias da Rocha e Joana Batista Ramos)

Chame gente (Armandinho Macedo e Moraes Moreira)

 

direção artística e regência: Carlos Prazeres

 

participações especiais

Armandinho Macedo: guitarra baiana em “Vassourinhas” e “Chame gente”

Bailinho de Quinta: Graco Vieira: voz / Juliana Leite: voz / Thiago Trad: bateria e percussão

 

imagens, roteiro, edição e finalização

Hugo Gonçalves – jornalista (SRTE/BA 4507)

 

fotografia da abertura: Tailane Muniz/Correio*

fotografia do encerramento: Evandro Veiga/Arquivo Correio* – Praça Castro Alves, Carnaval de 2011

 

música de abertura: Medley instrumental: “Pequena serenata noturna” / “Chuva, suor e cerveja”

compositores: Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) / Caetano Veloso

interpretação: Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba)

 

música de encerramento: “Chão da praça”

compositores: Moraes Moreira (1947-2020) e Fausto Nilo

interpretação: Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba)

participações especiais: Armandinho Macedo (voz e guitarra baiana) e Bailinho de Quinta

 

observação: ambas as músicas foram gravadas por Hugo Gonçalves no Baile Concerto 2019 (Domingo no TCA, 24 de fevereiro de 2019)

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