Banda Geleia Solar convida Lis de Carvalho na Jam no MAM com as Mina – 11/11/2017

Hugo Gonçalves

Jornalista (SRTE/BA 4507)

Atualizada à 1h03

 

Anfitriões da tradicional jam session no Solar do Unhão, músicos baianos receberam uma instrumentista da cena nacional a cada sábado
Hugo Gonçalves – 11/11/2017

 

Nesta segunda postagem, vamos relembrar os melhores momentos de uma das apresentações que marcaram a primeira temporada da Jam no MAM com as Mina (sic), realizada entre outubro e dezembro de 2017 na área externa do belíssimo Solar do Unhão – conjunto arquitetônico erguido no século XVII, que desde 1963 abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). A cada sábado, a banda Geleia Solar, anfitriã do projeto, convidou uma musicista renomada nacionalmente.

De acordo com o portal oficial da Jam no MAM, a iniciativa tinha como proposta atrair cada vez mais mulheres a se sentirem instigadas para imergir na seara musical, ambiente em que a presença de instrumentistas masculinos continua sendo majoritária. Nessa perspectiva, o palco do Solar do Unhão recebeu importantes figuras femininas no cenário instrumental e musical brasileiro, convocadas a integrar a tradicional jam session baiana, propiciando uma valiosa troca de experiências com os músicos e o público locais.

O conteúdo audiovisual disponibilizado abaixo teve suas imagens captadas por este jornalista em 11 de novembro de 2017, quando a Geleia Solar teve o privilégio de convidar a exímia pianista, compositora e arranjadora paulistana Lis de Carvalho. Em trânsito por Salvador, Lis – que também leciona Piano Popular e Harmonia na Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim (Emesp) – interagiu dentro do espírito da Jam, que valoriza a improvisação e o intercâmbio musical a partir do jazz.

No registro de sete minutos, foram incluídas duas composições da própria Lis, que a banda condutora dos trabalhos da Jam no MAM reinterpretou com o auxílio luxuoso das teclas executadas pela talentosa musicista – também considerada uma grande improvisadora. O samba Invernal e o jazz Sonata brasileira, ambos extraídos do CD autoral Caminho de dentro (2012), transformaram aquela noite de sábado em uma extraordinária oportunidade, colorida e iluminada pela música instrumental de qualidade produzida no Brasil.

 

Pianista paulistana Lis de Carvalho interagiu no espírito da Jam no MAM, caracterizado por improvisação e troca de experiências musicais
Paulo Rapoport (Popó)/Divulgação

 

Assista, a seguir, o material audiovisual no qual são compilados alguns dos melhores momentos de uma das memoráveis sessões que constituíram a programação da temporada de estreia da Jam no MAM com as Mina, com o reforço da pianista Lis de Carvalho agregado à presença de um público seleto e heterogêneo. Enfim, este jornalista e admirador das tendências sonoras baianas, inclusive a instrumental, deseja a todos os leitores deste blog multimídia uma excelente apreciação audiovisual.



Créditos do vídeo

Banda Geleia Solar convida Lis de Carvalho na Jam no MAM com as Mina

Gravado na área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia, Solar do Unhão

Salvador, Bahia, 11 de novembro de 2017


Direção artística: Ivan Huol


Músicas:

“Invernal”

Composição: Lis de Carvalho

“Sonata brasileira”

Composição: Lis de Carvalho


Músicos

Baixo: Ivan Bastos

Bateria: Ivan Huol e Lorena Martins

Guitarra: Jéssica Kaline e Rodrigo Graça

Percussão: Gabi Guedes, Ivan Huol e Joatan Nascimento

Piano: Lis de Carvalho (São Paulo – convidada)

Trombone: Matias Traut

Trompete: Fernando Isaia e Joatan Nascimento

 

Imagens, fotografia da abertura, roteiro, edição e finalização: Hugo Gonçalves – Jornalista (SRTE/BA 4507)

Comentários