Mariene de Castro em Samba na Concha – 10/11/2018

Hugo Gonçalves

Jornalista (SRTE/BA 4507)

Atualizada em 26 de julho de 2020, à 1h40

 

Com seu canto delicado, Mariene interpreta o afoxé Ponto de Nanã, na Concha Acústica do TCA
Reprodução/YouTube/Erick Rabello, a partir da transmissão ao vivo do show pela TVE Bahia

 

Idealizado com o principal objetivo de promover a diversidade artístico-cultural, em âmbitos local e nacional, através da música de qualidade produzida na Bahia e mediante registros audiovisuais de curta duração – integralmente autorais e previamente captados por este jornalista, em alguns espetáculos que ele havia prestigiado aqui na sua Salvador, a Cidade da Música –, este blog especializado, denominado Melhores Momentos Musicais, estreia neste sábado (25).

Para inaugurar esta página de conteúdo multimídia, com interface gráfica moderna, simples, dinâmica e atraente, foi escolhido um fragmento de apenas três minutos de duração, extraído do memorável show Samba na Concha, apresentado por Mariene de Castro, uma das expoentes do gênero na atualidade.

No vídeo, a soteropolitana radicada no Rio de Janeiro, hoje com 42 anos, aparece cantando o Ponto de Nanã, uma das canções do seu diverso repertório, que contempla, além do samba, ritmos afro-brasileiros e nordestinos, como baião e maracatu. A música é um afoxé assinado por Roque Ferreira – natural de São Félix, no Recôncavo Baiano, que compôs para Mariene várias outras canções – e gravado originalmente no terceiro álbum da cantora, Tabaroinha, de 2012.

O palco do espetáculo, realizado na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), em 10 de novembro de 2018, teve sua cenografia fielmente inspirada nos elementos da cultura afro-brasileira – com predominância das cores vermelha, preta e branca –, e contou com o inestimável auxílio de músicos experientes – alguns deles acompanham Mariene há anos. Entre eles, Dudu Reis (cavaquinho), Gel Barbosa (acordeom), Israel Ramos (baixolão), Iuri Passos (percussão) e Marcos Bezerra (viola).


Cenografia do palco foi inspirada em elementos da cultura afro-brasileira
Hugo Gonçalves – 10/11/2018


Confira, a seguir, o vídeo com as imagens e o áudio captados do show Samba na Concha, de Mariene de Castro, no qual ela, com seu timbre vocal cristalino e delicado, entoou apenas o Ponto de Nanã. Ao final, percebem-se os aplausos do público que, naquela noite inesquecível, aglomerou as arquibancadas do equipamento destinado a apresentações de caráter popular, que integra o Complexo do TCA. Enfim, este jornalista deseja a todos os leitores deste blog multimídia, que se inicia a partir de hoje, uma excelente apreciação audiovisual.



Créditos do vídeo

Mariene de Castro em Samba na Concha

Gravado na Concha Acústica do Teatro Castro Alves

Salvador, Bahia, 10 de novembro de 2018


Música do espetáculo: “Ponto de Nanã”

Composição: Roque Ferreira


Músicos

Acordeom: Gel Barbosa

Baixolão: Israel Ramos

Cavaquinho: Dudu Reis

Percussão: Fábio Cunha, Felipe, Gil, Iuri Passos e Marcelo Pinho

Viola: Marcos Bezerra


Imagens, roteiro, edição e finalização: Hugo Gonçalves – Jornalista (SRTE/BA 4507)

Fotografia de abertura: Reprodução/YouTube/Erick Rabello, a partir da transmissão ao vivo do show pela TVE Bahia

Fotografia de encerramento: Hugo Gonçalves


Música de abertura: “Abre caminho” (Mariene de Castro, Roque Ferreira e J. Velloso)

Intérprete: Mariene de Castro

Álbum: “Abre caminho” (2004)


Música de encerramento: “Pontos de caboclo” (Domínio público)

Intérprete: Mariene de Castro

Participação especial: Grupo Bagunçaço

Álbum: “Abre caminho” (2004)

Comentários

Postar um comentário